Em Ubongo , os jogadores competem para resolver quebra-cabeças individuais o mais rápido possível para ter a primeira chance de pegar as joias disponíveis.
Edição original:
O tabuleiro do jogo consiste em seis fileiras, com doze gemas (de várias cores) colocadas nessas fileiras. No início do jogo, cada jogador coloca seu peão na frente de uma dessas fileiras. Cada jogador também pega doze poliominós — ou seja, peças consistindo de 2-5 quadrados em alguma configuração; os jogadores usam essas peças a cada rodada para tentar recriar formas.
No início de uma rodada, cada jogador recebe uma carta de quebra-cabeça que descreve uma forma criada por um certo número de quadrados; um lado desta carta descreve seis fileiras de 3 peças, o outro lado descreve seis fileiras de 4 peças, para um quebra-cabeça mais difícil. Quando todos estiverem prontos, alguém rola um dado para determinar qual fileira de peças cada jogador pode usar para recriar a forma em sua carta individual. A corrida é cronometrada por uma ampulheta, e o resultado desta corrida determina a ação no tabuleiro de jogo principal.
Quem primeiro resolver seu quebra-cabeça a tempo pode mover seu peão até três fileiras para a esquerda ou direita, com o segundo jogador a terminar de mover duas fileiras e o terceiro jogador apenas uma fileira. Os jogadores então coletam duas gemas da frente da fileira onde seu peão está localizado, o que significa que quanto mais fileiras você puder mover, mais controle você terá sobre quais gemas coloridas você pode coletar. Após coletar as gemas, cada jogador recebe uma nova carta de quebra-cabeça, e uma nova rodada começa.
Após nove rodadas, o jogo termina e quem tiver coletado mais gemas em uma única cor vence! Se os jogadores empatarem, então esses jogadores comparam quem tem mais gemas em uma segunda cor, e assim por diante.
Edição de 2015:A parte do quebra-cabeça do jogo continua a mesma, mas a trilha de pontuação e o sistema foram bastante alterados, para serem os mesmos do
Ubongo Extreme . Não há mais peões, mas em vez disso o vencedor leva uma gema de 3 pontos mais uma gema aleatória, o segundo colocado leva uma gema de 1 ponto mais uma gema aleatória, e os outros que terminarem dentro do tempo levam apenas uma gema aleatória. Quem marcar mais pontos de gema após nove rodadas vence o jogo.
Prêmios e honrarias