Tzolkin: The Mayan Calendar apresenta um novo mecanismo de jogo: posicionamento dinâmico de trabalhadores. Jogadores representando diferentes tribos maias colocam seus trabalhadores em engrenagens gigantes conectadas e, conforme as engrenagens giram, eles levam os trabalhadores para diferentes pontos de ação.
Durante um turno, os jogadores podem (a) colocar um ou mais trabalhadores no ponto mais baixo visível das engrenagens ou (b) pegar um ou mais trabalhadores. Ao colocar trabalhadores, eles devem pagar milho, que é usado como moeda no jogo. Quando eles pegam um trabalhador, eles realizam certas ações dependendo da posição do trabalhador. Ações localizadas "mais tarde" nas engrenagens são mais valiosas, então é sensato deixar o tempo trabalhar para você - mas os jogadores não podem pular seu turno; se eles tiverem todos os seus trabalhadores nas engrenagens, eles têm que pegar alguns.
O jogo termina após uma revolução completa da engrenagem central Tzolkin. Há muitos caminhos para a vitória. Agradar os deuses colocando crânios de cristal em cavernas profundas ou construir muitos templos são apenas dois desses muitos caminhos...