O outono não é a melhor época para subir em um andaime em Moscou, mas ainda é muito melhor do que fazer isso no inverno. O czar Ivan quer ver resultados e nossa equipe provará a ele que somos os melhores construtores da cidade. Temos certeza de terminar aqueles arcos decorativos com as pedras mais brilhantes e garantir nosso lugar na lista de trabalhadores de confiança do governo.
Sheila Santos e Israel Cendrero formam a dupla de designers de jogos conhecida como Llama Dice. Até o momento, eles lançaram vários títulos com diferentes editoras espanholas (1987 Channel Tunnel, Mondrian, Smoothies), e The Red Cathedral é o primeiro jogo que eles publicaram com a Devir. Pedro Soto (Holmes, Sherlock & Mycroft, Papua) e Chema Román (El mundo de Águila Roja) cuidaram dos elementos gráficos do jogo com uma grande homenagem a Ivan Bilibin, um icônico artista russo da virada do século XX. Apesar de ser de um período muito posterior, sua marca é muito reconhecível no jogo.
The Red Cathedral é um jogo de tabuleiro estratégico, “Euro”, no qual os jogadores assumem o papel de equipes de construção. O trabalho deles é trabalhar juntos para erguer a catedral de São Basílio em Moscou, conforme ordenado por Ivan, o Terrível. No entanto, apenas um deles conseguirá ganhar o favor do Czar.
Durante o jogo, os jogadores podem realizar uma dessas três ações : designar uma seção da catedral, enviar recursos para essa seção para construí-la ou ir ao tabuleiro do jogo para obter mais recursos. Cada uma dessas ações tem seu próprio mecanismo e requer que os jogadores prestem muita atenção ao que os outros jogadores estão fazendo.
Quando as seções da catedral são atribuídas, os jogadores tomam posse dos espaços em cada uma das colunas que compõem sua seção. Quanto mais seções forem construídas e a conclusão de cada uma com sua própria torre, mais pontos o jogador receberá no final do jogo.
Os jogadores podem enviar recursos para as seções da catedral que eles reivindicaram. Quando eles completam cada uma dessas seções, eles obterão recompensas em dinheiro e pontos de prestígio. Eles também poderão instalar decorações nas seções concluídas para obter ainda mais reconhecimento do Czar. Esta parte do jogo também funciona como um relógio, já que uma vez que qualquer jogador completa a construção de sua sexta seção, isso traz o fim do jogo.
O tabuleiro do jogo nos mostra o icônico rondel da Catedral Vermelha. É onde os jogadores obtêm todos os tipos de recursos necessários para concluir seu trabalho na catedral, bem como para obter favores das guildas e profissionais para aproveitar ao máximo sua ida ao mercado. No rondel central, os jogadores escolhem o dado que desejam usar e avançam tantos espaços quantos forem mostrados no lado superior do dado, para obter os recursos indicados no espaço destinado pelo dado.
The Red Cathedral é um jogo muito acessível em relação às suas regras porque é muito fácil entender os vários níveis do jogo, mas continua muito interessante em relação à estratégia. Certamente agradará aqueles que estão mais interessados no desafio oferecido ao tentar otimizar estrategicamente sua posição em cada jogo do que na complexidade das regras.
Prêmios e honrarias