Em 1958, Demitri Belyaev e Lyudmila Trut começaram um experimento sobre domesticação. De um grande grupo de raposas, eles selecionaram aquelas que reagiram aos humanos com mais curiosidade e menos agressividade. Em cada geração, eles selecionaram apenas os filhotes mais amigáveis para se tornarem pais — na esperança de recriar o processo que originalmente levou à domesticação há milhares de anos. O experimento fez um progresso impressionante. Embora as raposas tenham sido escolhidas apenas por sua simpatia, elas logo começaram a adquirir muitas das características físicas que associamos a animais domesticados — como manchas, orelhas caídas e caudas enroladas. À medida que a comunicação se abriu, as raposas fizeram grandes contribuições para nossa compreensão de como essas características são expressas. O experimento continua até hoje.
Em The Fox Experiment , você criará suas próprias raposas domesticadas. Em cada rodada, você selecionará um par de pais raposas que têm certas características. Você ganhará esses dados de características específicas, rolará e tentará movê-los para fazer símbolos de características completos que você marcará em seu cartão de filhote. Você ganhará fichas de características dependendo de quantas características você marcou, as quais usará para atualizar as trilhas em seu tabuleiro de jogador pessoal.
No final da rodada, a geração anterior de raposas será eliminada e todos os novos filhotes serão movidos para o canil — tornando-se candidatos a serem escolhidos como pais na próxima rodada. O jogo termina após 5 rodadas e você ganhará pontos por agradar os clientes (bônus de pontuação no final do jogo), estudos concluídos (objetivos pessoais do jogador), se você já ganhou o prêmio de raposa mais amigável, atualizações no seu tabuleiro pessoal de jogador e fichas extras. O jogador com mais pontos vence!
—descrição do editor
Prêmios e honrarias