Sugar Gliders

Categoria Sugar Gliders

  • 2 a 4
  • 30 minutos
  • a partir de 8 anos
Sugar Gliders é um jogo de tabuleiro para dois a quatro jogadores. Cada jogo dura cerca de 20 minutos. Cada jogador tem um planador de açúcar, que tem que coletar o máximo de frutas possível pulando de galho em galho.

O sugar glider é um pequeno marsupial que adora alimentos nectaríferos. Como o nome sugere, ele é capaz de planar pelo ar, muito parecido com um esquilo voador.

COMPONENTES

- Um tabuleiro representando uma árvore com 61 células.
- 4 petauros de açúcar em cores diferentes.
- 60 peças de alimentos em 5 tipos: 1 fruta, 2 frutas, 3 frutas, 4 frutas, 1 fruta grande (5 pontos).
- Uma maleta de transporte.

PREPARAÇÃO DO JOGO

Cada jogador escolhe uma cor de jogador e pega o petauro de açúcar correspondente.

Deixando o espaço central vazio, distribua aleatoriamente as 60 peças viradas para cima nos outros 60 espaços da árvore, 1 por espaço.

O branco começa escolhendo qualquer espaço com uma fruta branca (ladrilho de valor 1) e colocando seu planador de açúcar nele. O ladrilho naquele espaço será seu "ladrilho de salto". Por sua vez, os outros jogadores fazem o mesmo.

O jogo pode começar agora. O branco joga primeiro.

REGRAS DO JOGO

O jogo é jogado em turnos, no sentido anti-horário. No seu turno, você deve fazer seu planador de açúcar pular ou entrar em um breve estado de torpor:

PULAR

Mova seu sugar glider em linha reta um número de espaços igual ao seu 'jogo de pular' (isso significa um espaço no primeiro turno). Se você não tiver nenhum 'jogo de pular' embaixo do seu sugar glider, você deve usar um da sua reserva. Observe que frutas roxas contam como 5 pontos de movimento.

Então você pega a 'peça de salto' que você acabou de usar, e a coloca ao seu lado virada para cima. Esta é sua 'reserva'. Se você não tinha nenhuma 'peça de salto' embaixo do seu sugar glider e teve que usar uma peça da sua reserva, descarte esta peça para a caixa do jogo; ela não pode ser usada novamente pelo resto do jogo.

O ladrilho em que seu petauro do açúcar pousou (se houver) é seu novo "ladrilho de salto".

Exceções:

- Os petauros do açúcar não podem pular para fora da árvore.
- Um petauro do açúcar sentado no espaço central pode pular para qualquer espaço no tabuleiro gastando qualquer peça de sua reserva (não é necessário igualar o comprimento do salto).
- Um petauro do açúcar não pode se mover através de outro petauro do açúcar.

Exemplo: Anna deseja fazer seu planador de açúcar pular, mas não há nenhuma 'peça de pular' embaixo de seu planador de açúcar. Ela usa um '2' de sua reserva, move o planador de açúcar 2 espaços em linha reta e descarta a peça que ela está acostumada a usar no caso.

TORPOR

Você não move seu sugar glider. Pegue o "ladrilho de salto" de baixo do seu sugar glider (se houver um) e adicione-o à sua reserva.

FIM DO JOGO

O jogo termina quando todos os petauros do açúcar estiverem consecutivamente em estado de torpor, ou quando a árvore ficar sem peças, o que ocorrer primeiro.

Cada jogador soma os valores das peças em sua reserva (as peças roxas contam como 5 pontos). A pontuação mais alta vence. Em caso de empate, jogue novamente.

VARIANTE PARA 2 JOGADORES

Para jogos mais curtos de 2 jogadores, descarte todas as peças de frutas roxas e 3 peças de cada valor. Então jogue no tabuleiro interno.

Vídeos

Sugar Gliders:

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