Nos confins mais distantes do mundo, a magia ainda existe, personificada pelos espíritos da terra, do céu e de todas as coisas naturais. À medida que as grandes potências da Europa estendem seus impérios coloniais cada vez mais, elas inevitavelmente reivindicarão um lugar onde os espíritos ainda detêm poder - e quando o fizerem, a própria terra lutará ao lado dos ilhéus que vivem lá.
Spirit Island é um jogo cooperativo complexo e temático sobre defender sua ilha natal de invasores colonizadores. Os jogadores são diferentes espíritos da terra, cada um com seus próprios poderes elementais únicos. A cada turno, os jogadores escolhem simultaneamente qual de suas cartas de poder jogar, pagando energia para isso. Usar combinações de cartas de poder que correspondem às afinidades elementais de um espírito pode conceder efeitos de bônus gratuitos. Poderes mais rápidos entram em vigor imediatamente, antes que os invasores se espalhem e destruam, mas outras magias são mais lentas, exigindo premeditação e planejamento para serem usadas com eficácia. Na fase Spirit, os espíritos ganham energia e escolhem como / se crescer: para recuperar cartas de poder usadas, para buscar novos poderes ou para espalhar presença em novas áreas da ilha.
Os Invasores se expandem pelo mapa da ilha de uma forma semi-previsível. A cada turno, eles exploram algumas terras (porções da ilha); no turno seguinte, eles constroem nessas terras, formando vilas e cidades. No turno seguinte, eles devastam lá, trazendo praga para a terra e atacando qualquer ilhéu nativo presente. Os ilhéus lutam contra os Invasores quando atacados e emprestam aos espíritos alguma outra ajuda, mas nem sempre o fazem exatamente como você esperava. Alguns Poderes trabalham através dos ilhéus, ajudando-os (por exemplo) a expulsar os Invasores ou a limpar a terra da praga.
O jogo se intensifica conforme avança: espíritos espalham sua presença para novas partes da ilha e buscam novos e mais potentes poderes, enquanto os Invasores intensificam seus esforços de colonização. Cada turno representa de 1 a 3 anos de história alternativa. No início do jogo, vencer requer destruir cada último explorador, cidade e vila no tabuleiro - mas conforme você assusta os Invasores mais e mais, a vitória se torna mais fácil: eles fugirão mesmo se exploradores ou mesmo cidades e vilas permanecerem. A derrota acontece se algum espírito for destruído, se a ilha for invadida por praga ou se o baralho Invasor for esgotado antes de alcançar a vitória.
O jogo inclui diferentes adversários para lutar contra (por exemplo: uma Colônia de Mineração Sueca ou uma Colônia Britânica Remota) . Cada um muda o jogo de maneiras diferentes e oferece um caminho diferente de aumentos de dificuldade para manter o jogo desafiador conforme você ganha habilidade.
Prêmios e honrarias