Skull King é um jogo de vazas semelhante a
Oh Hell!, Wizard
, Euchre
and Spades
, com os jogadores precisando declarar quantas vazas eles acham que ganharão em cada rodada. Um elemento único deste jogo é que os lances ocorrem simultaneamente, levando a rodadas que às vezes são acima ou abaixo do lance. Como os jogadores devem ganhar o número exato de vazas que eles apostam para ganhar pontos, ganhar muitas vazas é tão ruim quanto ganhar poucas e isso leva a uma competição intensa onde perder uma vaza pode ser tão emocionante quanto ganhar uma.
Skull King usa um baralho de 66 cartas que consiste em cinco cartas Escape, quatro naipes numerados de 1 a 13, cinco cartas Pirate, 1 carta Tigress e 1 carta Skull King. O jogo dura dez rodadas e, em cada rodada, cada jogador recebe tantas cartas quanto o número da rodada. Todos os jogadores simultaneamente dão lances no número de vazas que acham que farão, estendendo o punho e, na contagem de três, revelando um certo número de dedos (ou possivelmente um punho fechado para um lance de zero vazas).
Regras padrão se aplicam ao jogo de cartas, com um jogador liderando uma carta e outros jogadores seguindo o naipe, se possível, e jogando outra coisa se não; no entanto, um jogador sempre pode escolher jogar uma das cartas especiais não numeradas — e o poder dessas cartas pode permitir que você ganhe uma vaza que, de outra forma, teria escapado. Em mais detalhes, o naipe preto Jolly Roger supera os outros três naipes, uma Sereia supera todas as cartas numeradas, um Pirata supera a Sereia e o Rei Caveira supera tudo — exceto se ele aparecer na mesma vaza com uma Sereia, caso em que ela o captura e vence. Uma carta Escape perde para qualquer outra carta, e a carta Tigresa serve como uma carta pirata ou de fuga, conforme desejado pelo jogador. Quem ganhar uma vaza lidera na próxima vaza.
Se um jogador fizer seu lance exatamente, ele marca 20 pontos por vaza; se ele coletar mais ou menos vazas, ele perde 10 pontos por vaza que ele está fora. Se um jogador fizer um lance de zero vazas, ele ganha pontos iguais a dez vezes o número da rodada atual — mas se ele fizer até mesmo uma única vaza, ele perde essa quantidade de pontos. Se um jogador pegar piratas com o Rei Caveira, ou o Rei com uma sereia, ele marca pontos de bônus. Quem tiver mais pontos após dez rodadas vence.
Prêmios e honrarias