Santorini é uma releitura da edição puramente abstrata de 2004. Desde sua concepção original há mais de 30 anos, Santorini tem sido continuamente desenvolvida, aprimorada e refinada pelo designer Gordon Hamilton.
Santorini é um jogo de estratégia acessível, simples o suficiente para uma sala de aula de escola primária, ao mesmo tempo em que visa fornecer profundidade de jogabilidade e conteúdo para jogadores hardcore explorarem. As regras são simples. Cada turno consiste em 2 etapas:
1. Mover - mova um dos seus construtores para um espaço vizinho. Você pode mover seu Peão de Construtor para o mesmo nível, subir um nível ou descer qualquer número de níveis.
2. Construa - Então construa um nível de construção adjacente ao construtor que você moveu. Ao construir em cima do terceiro nível, coloque um domo em vez disso, removendo esse espaço do jogo.
Vencendo o jogo - Se um dos seus construtores atingir o terceiro nível, você vence.
Poderes variáveis do jogador - Santorini apresenta poderes variáveis do jogador sobrepostos a um jogo abstrato, com 40 poderes temáticos de deuses e heróis que mudam fundamentalmente a maneira como o jogo é jogado.
Prêmios e honrarias