As pessoas se referem a esse vasto lugar apenas como deserto, já que ninguém se lembra do que havia aqui antes. A era de ouro dos seres humanos já passou há muito tempo. Agora só há areia, e a única esperança está na umidade.
Viajantes cruzam o deserto que se estende das encostas das Montanhas Akaishi até os penhascos de Seaclaw. Cidades antigas meio arruinadas abrigam as últimas comunidades humanas lutando para sobreviver forrageando o pouco verde que resta de pé. Esses viajantes do deserto transportam mercadorias nas costas de suas lagartas. Embora seu único objetivo seja ganhar o máximo de dinheiro possível, ao mesmo tempo e de forma mais ou menos deliberada, eles estão ajudando a trazer a vida de volta ao deserto, carregando pequenas plantas das estufas artificiais das cidades para os cantos mais remotos deste oceano de areia.
Projetado por Ariel Di Costanzo e Javier Pelizzari e ilustrado por Ernest Sala, Sand é um jogo com um mecanismo principal de pegar e entregar que pode ser apreciado sozinho ou em grupos de até quatro jogadores em jogos de cerca de 120 minutos de duração. Os jogadores têm que ganhar o máximo de ouro possível após seis rodadas (cinco em um jogo de quatro jogadores) para vencer.
Em Sand , os jogadores se colocam no lugar desses intrépidos viajantes do deserto que percorrem os caminhos do tabuleiro e visitam as diferentes cidades. Eles coletam mercadorias para levá-las a outros lugares e, assim, ganham ouro pelo serviço de transporte. Eles cruzam as dunas nas costas de suas fiéis lagartas, que, cuidadas, crescerão e ajudarão os jogadores a completar suas tarefas com mais eficiência. Ao longo do caminho, eles serão acompanhados por companheiros úteis e receberão missões que, se concluídas, trarão bons benefícios no final da jornada. Ajude as plantas a criar raízes novamente, e talvez ainda haja alguma esperança para este lugar desolado...
—descrição do editor