Em Patchwork , dois jogadores competem para construir a colcha de retalhos mais estética (e de maior pontuação) em um tabuleiro de jogo pessoal 9x9. Para começar a jogar, coloque todos os remendos aleatoriamente em um círculo e coloque um marcador diretamente no sentido horário do remendo 2-1. Cada jogador pega cinco botões — a moeda/pontos no jogo — e alguém é escolhido como o jogador inicial.
Em um turno, um jogador compra um dos três remendos posicionados no sentido horário do carretel ou passa. Para comprar um remendo, você paga o custo em botões mostrados no remendo, move o carretel para o local do remendo no círculo, adiciona o remendo ao seu tabuleiro de jogo e, em seguida, avança seu marcador de tempo na trilha de tempo um número de espaços igual ao tempo mostrado no remendo. Você é livre para colocar o remendo em qualquer lugar do seu tabuleiro que não se sobreponha a outros remendos, mas você provavelmente quer encaixar as coisas o mais firmemente possível. Se seu marcador de tempo estiver atrás ou em cima do marcador de tempo do outro jogador, então você joga outro turno; caso contrário, o oponente agora vai. Em vez de comprar um remendo, você pode escolher passar; para fazer isso, você move seu marcador de tempo para o espaço imediatamente na frente do marcador de tempo do oponente e, em seguida, pega um botão do banco para cada espaço que você moveu.
Além do custo de botão e do custo de tempo, cada patch também apresenta botões de 0 a 3, e quando você move seu marcador de tempo além de um botão na trilha de tempo, você ganha "renda de botão": some o número de botões representados no seu tabuleiro de jogo pessoal e, em seguida, pegue essa quantidade de botões do banco.
Além disso, a trilha do tempo descreve cinco patches 1x1 nela, e durante a configuração você coloca cinco patches 1x1 reais nesses espaços. Quem passar primeiro um patch na trilha do tempo reivindica esse patch e imediatamente o coloca em seu tabuleiro de jogo.
Além disso, o primeiro jogador a preencher completamente um quadrado de 7x7 em seu tabuleiro de jogo ganha uma peça bônus que vale 7 pontos extras no final do jogo. (É claro que isso não acontece em todos os jogos.)
Quando um jogador realiza uma ação que move seu marcador de tempo para o quadrado central da trilha de tempo, ele pega uma renda de botão final do banco. Quando ambos os jogadores estiverem no centro, o jogo termina e a pontuação acontece. Cada jogador marca um ponto por botão em sua posse, então perde dois pontos para cada quadrado vazio em seu tabuleiro de jogo. As pontuações podem ser negativas. O jogador com mais pontos vence.
Prêmios e honrarias