Os jogadores em The Color Monster colaboram para ajudar o Monstro a descobrir suas emoções. Em turnos, eles rolam o dado que lhes permite mover o Monstro pelo tabuleiro. Quando o Monstro vai para um espaço com uma ficha de emoção, o jogador pode pegá-la e procurar o jarro certo. Os jarros são todos colocados em prateleiras com suas cores escondidas. Se o jogador escolher o jarro que combina com a cor da emoção, então ele pode colocar a ficha de emoção no jarro. Caso contrário, o jarro volta para a prateleira como estava. Para pegar uma ficha de emoção, os jogadores têm que explicar uma memória ou uma situação na qual eles se sentem como a emoção que estão pegando (Felicidade, Tristeza, Raiva, Medo ou Calma). Os jogadores podem perder o jogo se o Monstro ficar muito confuso e virar muitos jarros de emoções misturadas, ou ganhar o jogo quando todas as emoções forem colocadas em seus jarros corretos.
—descrição do editor
Prêmios e honrarias