Em Mille Fiori, de Reiner Knizia (millefiori é uma técnica de trabalho em vidro para padrões decorativos, cujo nome significa Mil Flores), você assume o papel de fabricantes e comerciantes de vidro que querem lucrar o máximo possível com sua participação na produção de belas artes em vidro.
O tabuleiro do jogo apresenta diferentes aspectos do ciclo de produção do vidro: oficinas onde o vidro é criado, casas onde ele é instalado, pessoas que apoiam seu trabalho, lojas de comércio onde ele é vendido e o porto onde os navios levam o vidro para locais distantes. Você quer estar presente em todas essas áreas, de preferência no momento certo para maximizar seus ganhos. O tabuleiro do jogo apresenta 109 espaços, com uma carta no baralho para cada um desses espaços.
No início de uma rodada, cada jogador recebe uma mão de cinco cartas. Cada jogador escolhe uma carta da mão, então passa as cartas restantes para o próximo jogador, então cada jogador joga sua carta na vez, começando com o jogador inicial da rodada e tipicamente colocando um token em forma de diamante de sua cor no local representado naquela carta:
- Nas Oficinas, você ganha 1 ponto para cada uma de suas fichas em um grupo conectado com a ficha recém-colocada, dobrando essa pontuação se você jogou em um campo de pigmento.
- Nas Residências, você marca o número de pontos listado e, se sua ficha for precedida na linha por uma ou mais fichas da sua cor, você marca novamente aquelas fichas jogadas anteriormente.
- Na área Townspeople, você ganha 1, 3 ou 6 pontos com base na altura do seu token nas pirâmides, mas você só pode colocar em níveis mais altos se os espaços mais baixos forem preenchidos. Duplique seus pontos se o símbolo da carta corresponder ao espaço que você preencheu. Os tokens de suporte pontuam novamente conforme tokens mais altos são colocados.
- Nas lojas de comércio, quatro tipos de mercadorias estão presentes e, quando você coloca uma ficha, cada ficha daquele tipo de mercadoria pontua para seu dono pontos iguais ao número de mercadorias daquele tipo agora cobertas.
- No Porto, você move seu navio igual ao número na carta jogada, marcando pontos com base no espaço onde você pousa, então coloca uma ficha em uma das cinco fileiras. Quando essa fileira estiver cheia com três navios, cada ficha nessa fileira marca para seu dono 1/3/6/10 pontos dependendo do número de mercadorias comerciais naquela fileira.
Como alternativa, você pode jogar uma carta para ganhar pontos de movimento da nave e não colocar nenhuma ficha no tabuleiro de jogo.
Cada jogador joga quatro cartas em uma rodada (em um jogo de 3 ou 4 jogadores), depois adiciona a última carta na mão àquelas exibidas ao lado do tabuleiro de jogo, então o marcador do jogador inicial gira e você começa uma nova rodada.
Para cada uma das cinco áreas, você pode atender a uma determinada condição que lhe permite jogar uma carta bônus daquelas ao lado do tabuleiro de jogo, por exemplo, nas Oficinas quando você coloca a terceira carta que envolve um símbolo de carta bônus, ou nas Lojas de Comércio quando você pontua um tipo de mercadoria que dá a outra pessoa mais pontos do que você. Quando você joga uma carta bônus, você pode acionar outra carta bônus... e depois outra!
Além disso, há cinco maneiras diferentes de marcar pontos de bônus substanciais para as áreas, por exemplo, nas Residências você precisa colocar fichas em casas de quatro valores diferentes, e na área dos Povos da Cidade você precisa colocar fichas em todos os três tipos em uma pirâmide. Você só pode marcar o bônus de cada área uma vez, e, mais importante, cada vez que um bônus é reivindicado, o valor disponível para jogadores posteriores é reduzido.
Quando alguém coloca sua ficha de diamante final ou quando você não consegue distribuir uma nova mão de cinco cartas para cada jogador, o jogo termina e o jogador com a dinastia de vidro mais bem-sucedida (mais pontos) é declarado o vencedor.
Prêmios e honrarias