Com a rolagem correta dos dados em LAMA Dice , você pode se livrar das cartas numéricas — mas precisará parar na hora certa antes de possivelmente bombardear e coletar muitos pontos negativos. Você pode possivelmente abandonar esses pontos mais tarde, mas precisará da rolagem de número perfeita ou da sorte tripla de lhama.
Em mais detalhes, o jogo dura um número de rodadas, e no início de cada rodada você coloca as sete cartas "de fundo preto" que mostram uma lhama e os números de 1 a 6 em uma "fileira de lhamas". Você recebe seis cartas do baralho — que consiste em cartas de lhama e cartas numeradas de 1 a 6 — e você coloca essas cartas na sua frente. Em um turno, você rola os três dados ou sai da rodada; se você rolar os dados, então:
- Se um ou mais dados corresponderem às cartas na sua frente, você pode descartar uma carta para cada dado correspondente.
- Se você rolar três lhamas, poderá descartar uma ficha de ponto que coletou.
- Se nenhum dos dados corresponder às cartas da sua fileira, você deverá pegar uma das cartas da fileira de lhamas que corresponderem e adicioná-la ao seu display.
- Se nenhum dos dados corresponder às cartas da sua fileira ou às cartas da fileira de lhamas, você deverá pegar todas as cartas restantes da fileira de lhamas, encerrando a rodada.
Se você sair da rodada, você vira suas cartas restantes para baixo e pula quaisquer turnos subsequentes. A rodada termina quando a fileira de lhamas estiver vazia, quando alguém descarta sua carta final ou quando todos os jogadores tiverem desistido. (Quando todos, exceto um jogador, tiverem desistido, o jogador final pode continuar jogando o quanto quiser, mas se nenhum dos dados corresponder às cartas em sua fileira, então ele automaticamente estoura e pega todas as cartas na fileira de lhamas.) Você então olha para as cartas restantes na sua frente e coleta pontos: 10 pontos se você tiver uma ou mais cartas de lhamas e pontos iguais ao valor da carta, com cada carta numérica contando apenas uma vez. Se você descartou todas as suas cartas, você pode descartar um marcador de ponto coletado anteriormente. (Os marcadores valem 1 ou 10 pontos, e você sempre pode trocar dez 1s por um marcador de 10.)
Você joga várias rodadas até que um jogador tenha acumulado 40 ou mais pontos, momento em que o jogador com menos pontos vence.