Inis

Categoria Inis

  • 2 a 4
  • 60 minutos
  • a partir de 14 anos
Inis é um jogo profundamente enraizado na história e tradição celta em que os jogadores vencem sendo eleitos Rei da Ilha (Inis). Os jogadores podem tentar alcançar uma das três condições de vitória diferentes:

  • Liderança: Seja o líder — ou seja, tenha mais figuras de clã do que qualquer outro jogador — de territórios contendo pelo menos seis clãs oponentes.
  • Terra: Tenha seus clãs presentes em pelo menos seis territórios diferentes.
  • Religião: Tenha seus clãs presentes em territórios que contenham coletivamente pelo menos seis santuários.
Ao longo do jogo, os jogadores também ganham feitos, tipicamente cantados por bardos ou gravados por mestres artesãos, que reduzem em um o total mágico de seis para qualquer condição. Enquanto uma condição de vitória é o suficiente para reivindicar o título de Rei, um jogo de jogadores experientes geralmente tem um equilíbrio de poder apertado, enfatizando a liderança da capital da ilha.

No início de cada rodada, os jogadores selecionam uma mão de quatro cartas de ação (com 13 cartas de ação para três jogadores e 17 para quatro jogadores) durante a Assembleia. As cartas de ação não jogadas no final de uma temporada não são mantidas para a próxima. Os jogadores também têm acesso às cartas de líder para os territórios que permitem e onde foram eleitos líderes durante a assembleia. Cada Assembleia realoca essas cartas. Finalmente, eles coletam cartas de "contos épicos" que retratam os feitos dos antigos deuses e heróis irlandeses, como Cuchulainn, Dagda, Lugh e muitos outros. Elas serão mantidas e usadas para inspirar os clãs e alcançar feitos extraordinários... sob as circunstâncias certas. As cartas fornecem uma variedade de ações: adicionar clãs, mover clãs, construir/explorar e ações especiais.

Draft cuidadoso, gerenciamento de mãos, blefe (especialmente quando os jogadores entendem a importância de passar a vez), bom timing e uma compreensão precisa do equilíbrio de poder são as chaves para a vitória. Após um jogo de descoberta, você estará pronto para um jogo completo e épico, onde um jogador indiscutível será rei pela Assembleia por seu mérito e sabedoria.

Enquanto Inis tem "caras" que estão "em um mapa", é um erro de iniciante jogar isso como um jogo de batalha porque eliminar outros clãs reduz suas chances de marcar uma condição de vitória de Liderança. Paz entre diferentes clãs, com ou sem um líder de território claro, é o resultado usual do movimento de um clã. Batalhas ocorrerão, é claro, pois os clãs celtas podem ser indisciplinados e um bom jogador ouvirá o povo de seu clã (ou seja, sua mão de cartas). Esse aspecto de batalha é refletido nas miniaturas do clã representando guerreiros. Lenhadores, pastores e comerciantes completam o conjunto de doze minis para cada jogador; essas ocupações não têm impacto no jogo, mas dão sabor a ele.

Prêmios e honrarias
Vídeos

Inis:

R$66 por 7 dias

R$132 por 15 dias