Dentro do charmoso vale de Everdell, sob os galhos de árvores imponentes, entre riachos sinuosos e buracos cobertos de musgo, uma civilização de criaturas da floresta está prosperando e se expandindo. De Everfrost a Bellsong, muitos anos se passaram, mas chegou a hora de novos territórios serem colonizados e novas cidades estabelecidas. Você será o líder de um grupo de criaturas com a intenção de realizar exatamente essa tarefa. Há prédios para construir, personagens animados para conhecer, eventos para sediar — você tem um ano agitado pela frente. O sol brilhará mais forte em sua cidade antes que a lua de inverno nasça?
Everdell é um jogo de construção dinâmica de tabuleiro e posicionamento de trabalhadores.
Na sua vez, um jogador pode realizar uma das três ações:
a) Coloque um Trabalhador: Cada jogador tem uma coleção de peças de Trabalhador. Elas são colocadas nos locais do tabuleiro, eventos e nas cartas de Destino. Os Trabalhadores realizam várias ações para promover o desenvolvimento do tableau de um jogador: coletando recursos, comprando cartas e realizando outras ações especiais.
b) Jogue uma Carta: Cada jogador está construindo e povoando uma cidade; um tableau de até 15 cartas de Construção e Critter. Existem cinco tipos de cartas: Viajantes, Produção, Destino, Governança e Prosperidade. As cartas geram recursos (galhos, resina, seixos e frutas), concedem habilidades e, por fim, marcam pontos. As interações das cartas revelam inúmeras estratégias e uma variedade quase infinita de cidades em funcionamento.
c) Prepare-se para a próxima estação: Trabalhadores são devolvidos ao suprimento dos jogadores e novos trabalhadores são adicionados. O jogo é jogado do inverno até o início do inverno seguinte, quando o jogador com a cidade com mais pontos vence.
Prêmios e honrarias