Escape: The Curse of the Temple é um jogo cooperativo no qual os jogadores devem escapar (sim...) de um templo (sim...) que está amaldiçoado (sim...) antes que o templo desmorone e mate um ou mais exploradores, fazendo com que todos percam.
O tabuleiro inicial do jogo consiste em uma fileira de três peças quadradas, cada uma mostrando uma combinação de dois símbolos, digamos, dois aventureiros verdes ou um aventureiro verde e uma chave azul em um canto da peça. Todos os exploradores começam na peça central – a sala segura – e cada jogador começa com uma mão de cinco dados. Escape é jogado em tempo real, com todos os jogadores rolando dados e realizando ações simultaneamente. Você deve rolar os símbolos certos para entrar em uma sala e, se estiver em uma porta aberta, pode rolar para revelar a próxima peça na pilha e adicioná-la àquela porta. Algumas salas contêm combinações de símbolos vermelhos e azuis e, se você (possivelmente trabalhando com outros jogadores na mesma sala) rolar símbolos vermelhos ou azuis suficientes, você "descobre" gemas mágicas, movendo-as de um depósito de gemas separado para aquela peça. O aspecto em tempo real é reforçado por uma trilha sonora a ser tocada durante o jogo. Em certos pontos, uma contagem regressiva começa e, se os jogadores não estiverem de volta à sala segura quando o tempo acabar, eles perdem um de seus dados.
Uma vez que o ladrilho de saída é revelado, os jogadores podem tentar escapar do templo movendo-se para aquele ladrilho, então rolando um número de dados azuis igual às gemas mágicas que não foram removidas do depósito de gemas. Assim, quanto mais gemas você encontrar, mais fácil será escapar do templo. Quando um jogador escapa, ele dá um dado para um jogador de sua escolha. Se todos os jogadores escaparem antes da terceira contagem regressiva, todos ganham; se não, todos perdem, não importa quantos jogadores escaparam.
Escape: The Curse of the Temple inclui dois módulos de expansão que podem ser usados individualmente ou juntos. Com o módulo "Treasures", algumas salas contêm tesouros, e quando você revela uma sala dessas, você coloca um baú de tesouro virado para baixo no ladrilho. Role os símbolos naquele ladrilho de baú, e você reivindica o tesouro para uso posterior: uma chave permite que você se teletransporte para qualquer lugar, um caminho permite que você conecte duas salas que de outra forma não teriam porta entre elas, e um kit médico cura todos os jogadores instantaneamente (colocando dados pretos de volta em jogo). Com o módulo "Curses", algumas peças "amaldiçoam" os jogadores forçando-os a colocar uma mão na cabeça, ficar mudos durante o jogo, ou fazer o que você não gostaria de fazer ao escapar de um templo!
Prêmios e honrarias