Doggerland era uma massa de terra que conectava a Grã-Bretanha ao continente europeu que desapareceu sob o Mar do Norte após a última era glacial. Humanos viviam nessas terras férteis onde vários recursos e animais eram encontrados.
Em Doggerland , você joga com um clã por volta de 15.000 a.C. Seu objetivo é expandir seu clã para deixar um rastro de sua existência pelos séculos vindouros. Os jogadores aumentam sua população, fazem artesanatos, pintam murais em cavernas, criam megálitos para os deuses e (acima de tudo) sobrevivem aos rigores das estações. Para fazer isso, eles exploram o território ao redor e se adaptam aos recursos à sua disposição. O território difere em cada jogo, graças aos tiles modulares.
A cada rodada, os jogadores programam suas ações e as executam. Essas ações variam, com base nos recursos disponíveis, abundância ou escassez ao redor de suas aldeias e também com base nas ações de outros jogadores. Conforme o tempo passa, os recursos acabam, e os clãs devem migrar para encontrar o que precisam para seu desenvolvimento e sobrevivência.
Em cada clã, há um líder que traz bônus, e um xamã que permite ações poderosas e únicas graças ao conhecimento e à magia. Após 6-8 temporadas, o clã com mais pontos vence.