Você é chefe de uma família em uma cidade-estado italiana, uma cidade governada por uma corte fraca e corrupta. Você precisa manipular, blefar e subornar para chegar ao poder. Seu objetivo é destruir a influência de todas as outras famílias, forçando-as ao exílio. Apenas uma família sobreviverá...
Em Coup , você quer ser o último jogador com influência no jogo, com a influência sendo representada por cartas de personagem viradas para baixo na sua área de jogo.
Cada jogador começa o jogo com duas moedas e duas influências – ou seja, duas cartas de personagem viradas para baixo; o baralho de quinze cartas consiste em três cópias de cinco personagens diferentes, cada um com um conjunto único de poderes:
- Duque: Pegue três moedas do tesouro. Bloqueie alguém de receber ajuda estrangeira.
- Assassino: Pague três moedas e tente assassinar o personagem de outro jogador.
- Condessa: Bloqueie uma tentativa de assassinato contra você.
- Capitão: Pegue duas moedas de outro jogador ou impeça alguém de roubar moedas suas.
- Embaixador: Compre duas cartas de personagem da Corte (o baralho), escolha qual (se houver) trocar com seus personagens virados para baixo, então devolva duas. Bloqueie alguém de roubar moedas de você.
No seu turno, você pode realizar qualquer uma das ações listadas acima, independentemente de quais personagens você realmente tem na sua frente, ou você pode realizar uma das três outras ações:
- Renda: Pegue uma moeda do tesouro.
- Ajuda externa: Pegue duas moedas do tesouro.
- Golpe: Pague sete moedas e lance um golpe contra um oponente, forçando aquele jogador a perder uma influência. (Se você tiver dez moedas ou mais, você deve realizar esta ação.)
Quando você realiza uma das ações de personagem – seja ativamente no seu turno, ou defensivamente em resposta à ação de outra pessoa – a ação desse personagem automaticamente obtém sucesso, a menos que um oponente o desafie. Nesse caso, se você não puder (ou não revelar) o personagem apropriado, você perde uma influência, virando um dos seus personagens para cima. Personagens virados para cima não podem ser usados, e se ambos os seus personagens estiverem virados para cima, você está fora do jogo.
Se você tiver o personagem em questão e decidir revelá-lo, o oponente perde uma influência, então você embaralha esse personagem no baralho e compra um novo, talvez obtendo o mesmo personagem novamente, talvez não.
O último jogador que ainda tiver influência – ou seja, um personagem virado para baixo – vence o jogo!
Um novo personagem opcional chamado Inquisidor foi adicionado (atualmente, a única edição em inglês com o Inquisidor incluído é a versão Kickstarter da Indie Boards & Cards. As cópias nas lojas podem não ser as versões Kickstarter e podem ser apenas o jogo base). As cartas de personagem Inquisidor podem ser usadas para substituir as cartas Embaixador.
- Inquisidor: Compre uma carta de personagem do baralho da Corte e escolha se quer ou não trocá-la com um dos seus personagens virados para baixo. OU Force um oponente a mostrar uma das cartas de personagem dele (a escolha dele). Se desejar, você pode forçá-lo a comprar uma nova carta do baralho da Corte. Ele então embaralha a carta antiga no baralho da Corte. Impeça alguém de roubar moedas de você.
Prêmios e honrarias