Catan Card Game tem apenas uma leve semelhança com The Settlers of Catan, o jogo original da série Catan . Existem seis recursos: lã, madeira, tijolos, grãos, minério e ouro. Antes de começar o jogo, os jogadores recebem seis cartas quadradas mostrando os recursos, com um número de dado diferente em cada carta. Além disso, os jogadores começam o jogo com duas cartas de vila e uma carta de estrada conectando-as. Há pilhas de cartas de mais estradas e vilas, bem como cidades, para serem compradas durante o jogo. Com cada nova vila ou cidade, vêm duas novas cartas de recursos. Vilas e cidades dão pontos de vitória.
Quando o dado numérico é rolado, em vez de coletar mais cartas, os jogadores giram a carta correspondente 90 graus para indicar um ganho de mais um daquele recurso; ou seja, a carta de tijolos mostra uma imagem de um tijolo em uma borda da carta, dois tijolos na próxima borda no sentido horário, três tijolos ao longo da terceira borda e zero tijolos na quarta borda. Há também um dado de evento, com cinco resultados possíveis:
- uma recompensa para o jogador com mais pontos de cavaleiro ou mais pontos de 'moinho de vento' (uma imagem de um moinho de vento em algumas cartas),
- um recurso bônus,
- um ataque se um jogador tiver muitos recursos e
- um dos seis eventos especiais: guerra civil, conflito, mestre construtor, praga, ano produtivo ou progresso.
Há 62 cartas de expansão em seis pilhas no centro da mesa. Antes de começar o jogo, os jogadores escolhem uma pilha, percorrem-na e escolhem três cartas para segurar em suas mãos. Quarenta e duas das cartas de expansão exigem recursos de gasto para serem colocadas em jogo, ganhando melhorias cívicas ou cavaleiros. Cada melhoria cívica serve a alguma função útil ou adiciona pontos de vitória ou ambos. Vinte das cartas são ações que beneficiam um dos jogadores ou prejudicam o outro. Depois que um jogador paga para colocar uma carta no chão ou usa uma carta de ação, ele compra uma substituição às cegas. Cartas indesejadas ou inutilizáveis podem ser negociadas em turnos futuros. Algumas das cartas têm bandeiras, indicando pontos de vitória.
Quem primeiro tiver doze pontos de vitória vence o jogo!
Prêmios e honrarias