Adiciona vários novos aspectos a
Settlers of Catan , mas os dois principais são criar cavaleiros para proteger a terra de bárbaros invasores e construir melhorias na cidade que conferem benefícios ao dono daquela cidade. Adiciona complexidade tática ao jogo e duração do jogo.
O jogo muda o jogo base de três maneiras principais:
Primeiro, há 3 novas commodities no jogo, distintas de recursos - papel, tecido e moedas, que podem ser adquiridas nos espaços Floresta, Prado e Montanha, respectivamente. Cidades que normalmente produziriam dois de um desses recursos, em vez disso, produzem 1 recurso e 1 da commodity correspondente. (Para tornar as commodities mais fáceis de obter, cada jogador começa o jogo com 1 cidade e 1 assentamento no tabuleiro.) Essas commodities permitem que os jogadores construam melhorias na cidade que conferem várias vantagens e, eventualmente, pontos.
Segundo, o baralho de cartas de desenvolvimento é substituído por três baralhos diferentes, cada um correspondendo a uma das commodities. Construir melhorias na cidade dá aos jogadores a chance de comprar essas cartas a cada jogada de dados. Construir mais melhorias aumentará essas chances, mas as cartas não podem ser compradas diretamente de forma alguma. Essas cartas são semelhantes às cartas de desenvolvimento no jogo base, mas com uma gama maior de efeitos. (Algumas cartas também são melhor balanceadas - a nova carta Resource Monopoly, por exemplo, não pode pegar mais do que 2 do recurso nomeado de qualquer jogador.)
Finalmente, os jogadores também podem construir cavaleiros na ilha ao longo de sua rede de estradas. Esses cavaleiros podem ser usados para reivindicar certas interseções e mover o Ladrão (tomando o lugar das cartas Soldado), mas também são usados para defender a ilha de ataques bárbaros periódicos. Se a ilha for defendida com sucesso, o(s) jogador(es) com mais cavaleiros são recompensados. Caso contrário, o(s) jogador(es) com menos cavaleiros têm cada um uma cidade rebaixada para um assentamento.