Cacao é um jogo de colocação de peças que mergulha os jogadores no mundo exótico do "fruto dos Deuses". Como chefe da sua tribo, você deve liderar seu povo para a prosperidade através do cultivo e comércio de cacau — e para fazer isso, você precisará colocá-los para trabalhar da melhor maneira possível.
No jogo, cada jogador tem um baralho individual de peças quadradas de trabalhadores, com o número de trabalhadores em cada lado da peça variando de peça para peça. A área de jogo começa com apenas algumas peças de selva em jogo: um campo de cacau e um pequeno mercado; duas peças de selva são colocadas viradas para cima, e as peças de selva restantes são empilhadas como uma pilha de compra.
Na vez de um jogador, ele coloca uma de suas peças de trabalhador no tabuleiro adjacente a uma ou mais peças de selva já em jogo, então (se duas peças de trabalhador estiverem próximas a um espaço vazio) adiciona uma das peças de selva à área de jogo neste espaço. Seus trabalhadores então se ocupam e entregam os resultados de seus esforços: se você colocou trabalhadores próximos a um campo de cacau, você recebe um ou dois marcadores de cacau por trabalhador; se eles estiverem próximos a um mercado, você pode escolher vender um marcador de cacau por trabalhador pelo preço listado; se próximo a um poço, você recebe água; se próximo a um templo, eles ficam de pé e parecem bons até o final do jogo; e assim por diante. Ele então recarrega a mão dela de seu baralho pessoal para três peças de trabalhador.
Depois que todos os jogadores tiverem usado todas as suas peças de trabalhadores, o jogo termina. Os jogadores marcam (ou perdem) pontos com base em seu suprimento de água, e cada templo recompensa os jogadores que enviaram mais trabalhadores para ele. No final, quem tiver coletado mais ouro vence.
Prêmios e honrarias