Na virada do século XVI, o rei Manuel I encomendou aos maiores artesãos de Portugal a construção de edifícios grandiosos. Após concluir os Palácios de Évora e Sintra, o rei procurou construir um pavilhão de verão para homenagear os membros mais famosos da família real. Esta construção foi planejada para os artesãos mais talentosos — cujas habilidades atendem ao esplendor que a família real merece. Infelizmente, o rei Manuel I morreu antes mesmo que a construção começasse.
Em Azul: Summer Pavilion , os jogadores retornam a Portugal para realizar a tarefa que nunca começou. Como um mestre artesão, você deve usar os melhores materiais para criar o pavilhão de verão, evitando cuidadosamente o desperdício de suprimentos. Somente os melhores estarão à altura do desafio de homenagear a família real portuguesa.
Azul: Summer Pavilion dura seis rodadas, e em cada rodada os jogadores selecionam peças, e então as colocam em seu tabuleiro individual para marcar pontos. Cada uma das seis cores de peças é curinga durante uma das rodadas.
No início de cada rodada, retire peças aleatoriamente do saco para reabastecer cada uma das cinco, sete ou nove fábricas com quatro peças cada. Retire peças conforme necessário para reabastecer os dez espaços de suprimento no tabuleiro de pontuação central. Os jogadores então se revezam na retirada das peças. Você pode escolher pegar todas as peças de uma cor não selvagem em uma fábrica e colocá-las ao lado do seu tabuleiro; se houver peças selvagens nesta fábrica, você deve pegar uma delas. Coloque todas as peças restantes no centro da mesa. Alternativamente, você pode pegar todas as peças de uma cor não selvagem do centro do jogo; você também deve pegar uma peça selvagem, se presente.
Depois que todas as peças foram reivindicadas, os jogadores se revezam colocando peças em seus tabuleiros individuais. Cada tabuleiro descreve sete estrelas que seriam compostas de seis peças; cada espaço em uma estrela mostra um número de 1 a 6, e seis das estrelas são para peças de uma única cor, enquanto a sétima será composta de uma peça de cada cor. Para colocar uma peça no 5 azul, por exemplo, você deve descartar cinco peças azuis ou selvagens ao lado do seu tabuleiro de jogador (com pelo menos uma azul sendo necessária), colocando uma peça azul no espaço 5 azul e o resto na torre de descarte. Você marca 1 ponto para esta peça e 1 ponto para cada peça dentro desta estrela conectada à peça recém-colocada.
Se você cercar completamente um pilar, estátua ou janela no seu tabuleiro de jogo com peças, você ganha um bônus imediato, pegando de 1 a 3 peças dos espaços de suprimento centrais e colocando-as ao lado do seu tabuleiro. No final da rodada, você pode levar no máximo quatro peças para a próxima rodada; descarte quaisquer outras, perdendo 1 ponto para cada peça.
Após seis rodadas, você ganha um bônus para cada uma das sete estrelas que você preencheu completamente. Além disso, você ganha um bônus por ter coberto todos os sete espaços de valor 1, 2, 3 ou 4. Você perde 1 ponto para cada peça restante não usada, então quem tiver mais pontos vence.
—descrição do editor
Prêmios e honrarias