Descrição originalmente de BoardgameNews
Em Agricola , você é um fazendeiro em uma cabana de madeira com seu cônjuge e pouco mais. No começo, em um turno, sua família pode fazer apenas duas ações, uma para você e uma para seu cônjuge, como pode ser encontrado entre todas as possibilidades em uma fazenda: arar campos; coletar materiais; construir cercas e assim por diante. Existem inúmeras escolhas disponíveis e, conforme o jogo avança, você terá mais e mais, pois a cada rodada uma nova carta de ação é virada, oferecendo mais uma ação possível. Você pode pensar em ter filhos para realizar mais trabalho, mas primeiro precisará expandir sua casa para abrir espaço - e com o que você vai alimentar todos os pequenos ratos de tapete?
O jogo suporta muitos níveis de complexidade, principalmente através da distribuição de cartas que representam Melhorias Menores e Ocupações . Na versão para iniciantes (chamada de Variante Família no lançamento dos EUA), essas cartas não são usadas. Para jogo avançado, o lançamento dos EUA inclui três níveis de ambos os tipos de cartas; Básico (E-deck), Interativo (I-deck) e Complexo (K-deck), e o livro de regras encoraja os jogadores a experimentar os vários baralhos e misturas deles. Baralhos de reposição, como o Z-Deck e o L-Deck, também existem. Cada jogador começa com uma mão de 7 cartas de Ocupação (de mais de 160 no total) e 7 cartas de Melhoria Menor (de mais de 140 no total) que ele/ela pode usar durante o jogo se elas se encaixarem em sua estratégia.
Agricola é um jogo baseado em turnos, e o problema a ser superado é que cada ação disponível pode ser tomada por apenas um jogador a cada rodada, então é importante ter cuidado com suas escolhas. Existem inúmeras estratégias, algumas das quais dependem da sua mão de cartas. Às vezes é uma boa escolha manter o curso, e às vezes é melhor reagir às ações dos seus oponentes...
Prêmios e honrarias