Em Acquire, cada jogador investe estrategicamente em negócios, tentando reter a maioria das ações. À medida que os negócios crescem com a colocação de peças, eles também começam a se fundir, dando aos acionistas majoritários do negócio adquirido bônus consideráveis, que podem então ser usados para reinvestir em outras cadeias. Todos os investidores na empresa adquirida podem então sacar suas ações pelo valor atual ou trocá-las 2 por 1 por ações do negócio mais novo e maior. O jogo é uma corrida para adquirir a maior riqueza.
História do Acquire: Este
clássico de Sid Sackson assumiu muitas formas diferentes ao longo dos anos, dependendo da editora, mas as regras e a jogabilidade permaneceram as mesmas. A versão de 1966 da edição de estante da 3M incluía regras para uma variante de 2 jogadores. A versão original faz parte da
série 3M Bookshelf .
Muitos livros e sites listam incorretamente isso como uma publicação de 1962, pois a 3M Company usou arte com direitos autorais anteriormente quando lançou o jogo em 1964. A 3M realmente recebeu a ideia para o jogo "Vacations" de Sid Sackson em maio de 1963 e decidiu pegar sua ideia e colocá-la na arte que eles desenvolveram no ano anterior para um jogo chamado "ACQUIRE". A ideia original do jogo da 3M para um jogo chamado ACQUIRE não deve ter sido muito boa, então eles decidiram pegar a ideia de Sid para Vacations e colocá-la em seu conceito de ACQUIRE. Eles lançaram alguns jogos de mercado de teste limitados em 8 cidades do Centro-Oeste dos EUA em dezembro de 1963 com uma caixa que tinha direitos autorais de 1963. Esses jogos tinham as regras originais de Sid. Quando a 3M lançou os jogos de mercado de massa em 1964, eles desenvolveram algumas das ideias originais de Sid e mudaram algumas regras e jogabilidade para corresponder aos seus desejos de produção. Eles os lançaram com caixas externas com direitos autorais de 1962 e caixas internas com regras datadas de 1963.
Dezembro de 1963 - Test Market World Map Wood Tile Edition
1964 - Datado de 1962/63, ladrilhos de madeira, aglomerado com revestimento plástico e estoques com versos impressos
1965 - Datado de 1962/63, ladrilhos de plástico, aglomerado com revestimento plástico e estoques com versos impressos (última edição feita com versos impressos até 1999)
1966 - Datado de 1962/66, ladrilhos de plástico, aglomerado com revestimento plástico e estoques sem revestimento de cera (única edição com esses estoques)
1968 - Datado de 1968/66, ladrilhos de plástico, tabuleiro de plástico transparente com base de papel (ambos os jogos de caixa interna de 1966 têm muitas partes misturadas)
1971 - Datado de 1968/71, ladrilhos de plástico, tabuleiro de plástico rígido amarelo
1975 - 3M vende os direitos do jogo ACQUIRE para a Avalon Hill Company
1976 - Datado de 1976, plástico peças, tabuleiro de plástico rígido amarelo, dinheiro redesenhado, sem caixa interna (Esta edição também foi produzida em 1977, 79, 81, 82 e 86)
1989 - Datado de 1976 Edição em caixa cinza com nova arte de caixa, mesmo conteúdo das edições regulares de 1976 (Esta edição também foi produzida em 1992)
1995 - Datado de 1995 Edição em caixa grande de papelão com tabuleiro de aglomerado e peças, Variantes de Poderes Especiais inspiradas nas edições alemãs
1997 - Avalon Hill vende os direitos do jogo ACQUIRE para a Hasbro
1999 - Datado de 1999 Caixa grande com tabuleiro de plástico grande e peças, edifícios da empresa em 3D, ações e dinheiro redesenhados, grandes cartões de informações
2006 - A Hasbro cede os direitos do jogo ACQUIRE para sua subsidiária, Wizards of the Coast
2006 - As Regras (privadas) do Lloyd's ACQUIRE são tornadas públicas, duas grandes mudanças nas regras que ajudam a trazer o equilíbrio do jogo de ACQUIRE de volta às intenções das ideias originais de Sid Sackson. As Regras de Lloyd Solon ajudam os jogadores a corrigir estratégias ruins durante o início do jogo que podem ser vistas com jogadores novos e inexperientes (ficar sem dinheiro logo é o principal erro que deve ser omitido!).
2008 - Edição de papelão datada de 2008 com placa de aglomerado e peças, ações e dinheiro redesenhados
2016 - Datada de 2016 A atual edição acessível para o mercado de massa. À primeira vista, parece semelhante às edições modernas anteriores, mas foi criticada pelo uso de escolhas de design inferiores, como slots em relevo cinza sobre cinza difíceis de ler e fontes de peças incomuns. Ela contém regras modificadas e uma grade de jogo um pouco menor. Embora essas mudanças tenham sido criticadas por não melhorarem o design original de Sackson, elas são geralmente consideradas como não muito prejudiciais a ele.
2023 - A Renegade Game Studio faz parceria com a Hasbro e lança sua nova versão, com Modo Clássico ou Modo Magnata — jogue com ou sem bônus de fusão de acionistas terciários.
Prêmios e honrarias